Outono - 2020

Teclas de Atalho do Windows

Uma série de atalhos de teclado que servem para auxiliar o usuário em suas tarefas no Windows.

   ---ATALHOS DE SELEÇÃO---

   "Ctrl + Seta direcional" - Move o cursor para a próxima palavra ou a anterior;

   "Shift + Seta direcional" - Serve para selecionar um a um, sequencialmente, os itens, seja para caracteres ao lado ou linhas acima e abaixo. Igualmente para arquivos.

   "Ctrl e Shift + Seta direcional" - Mantendo o Control e o Shift pressionados e apertando o direcional para direita, ou esquerda, seleciona as palavras.

   "Ctrl + Shift + End" - Seleciona desde o cursor até o final, seja texto ou arquivos.

   "ALT + Tab" - Alterna entre o aplicativo atual e o anterior. Mantendo o Alt pressionado depois de pressionar Tab uma vez, é possível ver os demais aplicativos abertos e alternar entre eles.

   "Ctrl + Tab" - Alterna entre Arquivos, Janelas ou Abas dentro de um aplicativo. Funciona para alguns aplicativos que trabalham com multiplos arquivos ao mesmo tempo. Pode ser usado por exemplo em um Navegador de Internet que tem várias páginas abertas ou Editor de Textos.

   "Alt + Esc" - Percorre os aplicativos abertos, na ordem que foram inicializados.

   "Ctrl + A" - Seleciona tudo que existe em um documento ou janela. Pode-se, por exemplo no bloco de notas selecionar todo o texto para recortar ou copiar para outro local.

   

   ---ATALHOS DE FUNCIONALIDADE---

   "Ctrl + C" Serve para COPIAR para a memória do computador o que esteja selecionado. Serve tanto para arquivos como para textos, etc.

   "Ctrl + X" Serve para MOVER para a memória do computador o que esteja selecionado. Serve tanto para arquivos como para textos, etc.

   "Ctrl + V" Serve para COLAR no destino (onde esteja o cursor ou pasta) do computador o que esteja na memória. Serve tanto para arquivos como para textos, etc.

   "Alt + F4" Serve para finalizar o aplicativo que esteja em destaque. Ou seja, o aplicativo em uso no momento.

   "Ctrl + F4" É utilizado dentro de um aplicativo para finalizar o arquivo. Ou seja, em um aplicativo de multiplas janelas ou arquivos, comumente esta função fecha a janela ativa, ou o arquivo aberto.

   "Ctrl + Z" Desfazer uma ação

   "Ctrl + R" ou "F5" Atualizar, recarregar a janela ativa

   "Ctrl + Rolar botão de rolagem do mouse" - Para cima, aumenta o Zoom e para baixo, diminui o zoom.

   "Shift + Del" - Exclui o arquivo sem que passe pela lixeira. Ou seja, mesmo com a lixeira ativa, ele é deletado imediatamente, não sendo possível recuperar "normalmente", somente com ferramentas especiais.

   "Botão do Windows + Seta direcional para cima" - Maxiza a janela ativa. Dependendo do seu estado, pode ser necessário realizar duas vezes o processo.

   "Botão do Windows + Seta direcional para baixo" - Minimiza a janela ativa. Dependendo do seu estado, pode ser necessário realizar duas vezes o processo.

   "Botão do Windows + Seta direcional para esquerda" - Maximiza uma janela no lado esquerdo da tela, dividindo o espaço com outro aplicativo.

   "Botão do Windows + Seta direcional para direita" - Maximiza uma janela no lado direito da tela, dividindo o espaço com outro aplicativo. Serve para quando se necessita trabalhar com dois aplicativos, comparando dados ou algo similar, sem tem de alternar entre eles.

   

   ---ATALHOS DE CONTEXTO---

   "Ctrl + F" - É um atalho comum para dentro de um aplicativo Windows, buscar por algo. É referente a palavra Find, o que no português muitos aplicativos substituem por Ctrl + L, referindo-se a palavra localizar.

   "Ctrl + S" - É um atalho padrão nos aplicativos Windows para salvar o arquivo aberto. Pode ser usado, assim como o Buscar, em aplicativos como Editores de Texto, Imagens, etc.

   "F2" - Dentro do Explorador de Arquivos do Windows, serve para renomear uma Unidade, uma Pasta, um Arquivo. Equivale a clicar lentamente duas vezes sobre o mesmo, ou então botão direito e opção renomear.

   "Alt + Enter" - Exibe as propriedades do item selecionado. Serve principalmente para arquivos no Explorador de Arquivos ou no Desktop.

   "Alt + Seta direcional para a esquerda" - Voltar.

   "Alt + Seta direcional para a direita" - Avançar.

   

   ---ATALHOS DE SISTEMA---

   "Botão do Windows + ," - Exibe o Desktop enquanto mantiver precionada as teclas. Serve para observar o desktop por um momento, seja para ver seu Papel de Parede ou para verificar algum Arquivo ou Atalho que ali esteja.

   "Botão do Windows + M" - Minimiza todos os aplicativos abertos e exibe o Desktio. Isto é para quando se tem muitas janelas abertas e necessita acesso ao desktop ou mesmo se quer reorganizar as janelas que não estejam minimizadas.

   "Botão do Windows + D" - Exibe ou oculta a Área de Trabalho. Remove os aplicativos da frente da área de trabalho ou os recoloca novamente na posição que estavam.

   "Ctrl + Alt + Del" - Abre um menu especial no Windows 10 onde é possível Deslogar do computador, Bloquear e principalmente abrir o Gerenciador de Tarefas. Nas versões mais antigas do Windows abre diretamente o Gerenciador de Tarefas que permite ver TODOS os aplicativos sendo executados, dentre outras funcionalidades.

   "Ctrl + Shift + Esc" - Abre o Gerenciador de Tarefas

   "Botão do Windows + R" - Abre a função Executar, onde é possível executar comandos, abrir aplicativos, arquivos, etc.

   "Botão do Windows + L" - Bloqueia o computador.

   "Ctrl + Esc" - Abre o menu Iniciar.

   "Botão do Windows + E" - Abre o Explorador de Arquivos

   "Botão do Windows + Ctrl + número" - Abre ou alterna para o aplicativo fixado na Barra de Tarefas, referente a posição indicada pelo número digitado.